A produção de dinheiro e o preço do ouro

| Abril 22, 2012 | 0 Comments

Se quer saber o que se passa com a economia, este é sem dúvidas um dos melhores e mais didáticos vídeos que já vi. Vá buscar um pacote de pipocas e encoste-se confortavelmente no seu sofá. Se for caso disso, chame o seu companheiro(a) e ambos vão passar a perceber o que se está a passar com a economia e o que ainda está por vir.

Depois de assistir a este vídeo vai perceber porque é que a cotação do ouro por grama vai ter de continuar a subir nos próximos anos. Na prática, não é o preço do ouro que aumenta mas o valor do dinheiro que está a baixar drasticamente.

Depois de assistir a este vídeo vai ficar a saber reponder a estas questões:

  • De onde vem o dinheiro que está em circulação?
  • O que é o dinheiro?
  • Como é que é criado o dinheiro?
  • Qual a diferença entre o que os bancos fazem e os criminosos que produzem dinheiro falso?
  • O que é o crédito e como é criado este dinheiro que nos é emprestado?
  • 95% do dinheiro em circulação é dinheiro emprestado?
  • O dólar perdeu 96% do seu valor desde que foi criado?

Agora percebe que o sistema financeiro parece-se muito mais consumidor de drogas do que com um sistema sério e estruturado para apoiar os cidadãos de um país. Todos os problemas causados pela criação de dinheiro a partir do nada, têm-se resolvido com mais impressão de dinheiro, tal como o consumidor de drogas que procura mais droga para resolver o problema originado pelo consumo inicial de drogas.

Fica também muito claro que o dinheiro que todos temos nas nossas contas bancárias não é mais do que uma promessa de que um dia o vamos receber. Mas não é mais do que uma promessa. Na prática os bancos não têm que ter o dinheiro que existe nos depósitos. Apenas têm de prometer que nos pagam se nós o quisermos levantar. Aliás isso está previsto na lei, uma vez que a legislação permite que os bancos tenham apenas 10$% do dinheiro que emprestam. Imaginem este cenário, eu deposito 10.000 EUROS, das minhas poupanças, no banco XPTO. Nesse mesmo dia, o banco XPTO vai poder emprestar 100000 EUROS a alguém para comprar uma casa ou o que bem entender. E nesse preciso momento foram criados 90000 EUROS a partir do nada. Já repararam que os bancos dão-nos inúmeros incentivos para não levantarmos o dinheiro que depositamos – os juros. E estão continuamente a pedir que tenhamos a conta ordenado, a conta da luz e da água no banco. Não é por acaso!

E perguntam vocês: como tudo isto foi possível e como chegámos até aqui? A resposta a esta questão também está no video. Vá buscar mais um saco de pipocas e volte a ver o video do inicio.

E qual a solução para tudo isto? Muitos defendem que a única forma é voltarmos ao ouro como referência monetária de forma a regular o sistema monetário. Mas para isso acontecer, o preço do ouro teria de subir cerca de 10 vezes para que a quantidade de dinheiro em circulação conseguisse equivaler a quantidade de ouro existente que é limitada.

Nem tudo são más noticias. Quer isto aconteça, ou não, a cotação do ouro ouro há-de subir significativamente nos próximos anos.

 

Category: Análises, Geral

Leave a Reply

*


three × = 18