Novas Máquinas Multibanco Vendem Ouro

| Março 14, 2012 | 0 Comments

Multibanco (ATM) de Ouro

Existem várias formas de investir em ouro e são já vários os locais onde se podem comprar barras e moedas de ouro. Mas alguém se lembrou de inovar…

Conhece algum multibanco que em vez de dispensar uma ou várias notas, lhe dá ouro, nomeadamente ouro em barra? Conhece alguma máquina automática que em vez de chocolates ou refrigerantes lhe dá ouro em barras e moedas de ouro de 24 quilates? Pois pode não conhecer, mas essa máquina já existe… Pois é, foi lançada uma máquina automática que dispensa ouro.

Cada máquina oferece dez opções de barras e moedas de ouro, cujo peso vai desde 1 grama até 10 gramas. O pagamento pode fazer-se em dinheiro ou cartão de crédito, sendo que o preço do ouro é atualizado a cada dez minutos, acompanhando as cotações do ouro nos mercados internacionais.

Thomas Geissler, alemão, presidente executivo da Ex Oriente Lux e inventor das máquinas «Gold To Go», admite que a maioria dos utilizadores serão curiosos, deslumbrados pela novidade. Mas acredita que estas máquinas podem ser também convenientes para investidores mais sérios que queiram evitar o constrangimento de adquirir ouro em lojas de penhores ou na Internet. «Em vez de comprarem flores ou chocolates, que se vão em menos de nada, isto permanece para as próximas centenas de anos», sublinhou Geissler à Associated Press numa entrevista.

A empresa pretende espalhar algumas centenas de máquinas um pouco por todo o mundo em 2012.

A máquina colocada em Abu Dabi é tão popular que tem de ser reabastecida a cada dois dias. Esta máquina dispensadora de ouro, na generalidade, contém 320 barras, além de moedas de ouro e prata e tem um limite por transação fixado em 2.5 quilos – avaliados em 156.2 mil dólares a preços de mercado atualizados a cada 10 minutos para acompanhar as flutuações do mercado.
Cada barra tem um código único de reconhecimento de forma a poder-se detetar o tipo de ouro solicitado e a determinar o preço do ouro.
Os utilizadores inserem dinheiro ou cartão de crédito e usam um ecrã táctil de computador para escolher o peso e o estilo que querem. A máquina dispensa o ouro numa elegante caixa preta selada assim como o recibo da compra efetuada.

Pois a novidade é que estas ATM de ouro já chegaram a Portugal, mais propriamente a Vila Nova de Gaia e a Cascais. Chegaram a terras lusas através de uma conceituada marca de compra e venda de ouro. São duas as primeiras máquinas multibanco de ouro em Portugal, as tais Gold ATM, que permitem muita facilidade a que quer investir em ouro adquirindo barras de ouro e moedas de ouro.
Na montra das máquinas de ouro, que estarão disponíveis nas lojas no Arrábida Shopping e no CascaiShopping, o cliente pode consultar o catálogo dos produtos disponíveis, que não se resume apenas a ouro, vai desde as barras de ouro de 1, 5 e 10 gramas a libras, e até à moeda sul-africana (Krugerrands) e a moedas de prata águia.

As pessoas que pretendem realizar investimento em ouro podem assim de uma forma fácil, cómoda e acessível aceder ao artigo de ouro desejado e comprá-lo ao preço mais justo, dado que o preço do ouro é atualizado em permanência de acordo com a cotação do ouro no exato momento da compra. Por outro lado, a compra também é segura, pois as barras e as moedas vendidas na máquina dispensadora de ouro têm aceitação e certificação internacional.

PORQUÊ A NECESSIDADE DO LANÇAMENTO DESTAS MÁQUINAS

O lançamento das primeiras máquinas dispensadoras de ouro vem no seguimento de algumas reflexões quanto ao papel que o ouro está a assumir nestes tempos de generalizada crise económica e financeira. A introdução das primeiras máquinas ATM de Ouro em Portugal aconteceu precisamente por acreditar que tal produto será bem recebido, dado considerar que o mercado está recetivo ao investimento em ouro, que é entendido neste contexto de volatilidade como um investimento ainda seguro.
Os cidadãos portugueses estão acostumados a comprar ouro como forma de poupança ou como forma de investimento e têm nestas máquinas ATM de ouro a possibilidade de o fazer mais comodamente.
Segundo o Conselho Mundial do Ouro, a procura de investimento em ouro poderá alcançar 200 toneladas métricas este ano na China, acima das 187 toneladas métricas de 2010, quando já tinha aumentado na ordem dos setenta por cento.
Os futuros preços do ouro, valores seguros no atual contexto de instabilidade económica, aumentaram 29% este ano devido à crise da dívida nos Estados Unidos e na União Europeia.
As empresas responsáveis por estes ATM’s esperam que a caixa dispensadora de ouro tenha uma boa aceitação na China, o segundo maior consumidor mundial de ouro, apenas atrás da Índia.

Tags: , ,

Category: Geral

Leave a Reply

*


3 × = nine