Moçambique aumenta as reservas de ouro

| Outubro 30, 2012 | 0 Comments

Nos últimos anos a cotação do ouro tem subido de forma consistente, pelo que já vamos entrar no 12º de subidas consecutivas. No dia de hoje, a cotação do ouro segue nos 1711,80 USD, numa altura em que se verifica uma ligeira correção aos máximos mensais atingidos recentemente.

Numa altura em que a instabilidade económica se intensifica em todo o mundo, os bancos centrais têm optado por voltar àquele que é, sem margem para dúvidas, um das mais antigas formas de investimento, sendo também um dos mais seguros.

Segundo uma noticia recente do Jornal Verdade de Moçambique, o Banco de Moçambique veio também reforçar a sua posição no ouro:

“As reservas de ouro do Banco de Moçambique (BM) aumentaram em cerca de cinco mil onças, em 2011, fixando-se em 80.189 onças, o correspondente ao montante global de 125.244.311 dólares norte-americanos, contra 75.189 onças, ou seja, 106.230.403 dólares de 2010.

A avaliação foi feita com base no preço médio do ouro cotado em dólares norte-americanos no mercado deste metal em Londres, Reino Unido, segundo o banco central moçambicano no seu relatório anual de 2011.

No referido documento, o BM refere que, de acordo com o artigo 12.º da Lei n.º 1/92, Lei Orgânica do Banco de Moçambique, as reservas cambiais são constituídas por ouro amoedado, em barra ou lingote, prata fina e platina, direitos de saques especiais, moeda estrangeira e outros activos expressos em moeda estrangeira de convertibilidade assegurada.

Frisa-se, entretanto, que em Novembro de 2011 as maiores reservas de ouro estavam nos Estados Unidos da América (EUA), então avaliadas em 8,1 mil toneladas do metal, o equivalente a 350 biliões de dólares.”

Fonte: Jornal Verdade

Como já referido em vários artigos anteriormente, esta estratégia de reforço das reservas de ouro tem sido aplicada pela maioria dos bancos centrais em todo o mundo. Este fenómeno vem em contra ciclo, umas vez que até há bem pouco tempo, os bancos centrais estavam constantemente a vender as suas reservas de ouro. Esta estratégia é algo que eu nunca percebi, uma vez que o preço do ouro tem vindo a aumentar ano após ano desde 2001.

Tags: ,

Category: Geral, Noticias do Ouro

Leave a Reply

*


− one = 7