A manipulação da LIBOR e o preço do ouro

| Julho 13, 2012 | 0 Comments

Recentemente rebentou um dos maiores escândalos jamais vistos no sector bancário. Não é que “alguém” andava a manipular a taxa de referência LIBOR… e com isso a ganhar fortunas à conta dos que acreditam na seriedade do sector bancário.

O que é a LIBOR?

LIBOR é uma sigla que abrevia a denominação London InterbanK Offered Rate. Na prática é uma taxa que representa a média das taxas de juro a que os bancos emprestam dinheiro uns aos outros, sendo estas feitas sem qualquer garantia. Esta taxa é determinada por um painel de bancos ingleses de referência. A LIBOR é publicada diariamente por volta das 11h45min GMT. Apesar de se falar vulgarmente numa única taxa LIBOR, na realidade existem 150 taxas LIBOR uma vez que esta taxa é calculada em 15 períodos de duração diferentes e em 10 moedas diferentes.
Esta taxa é muito semelhante à EURIBOR e serve de referência aos mercados dos derivados, onde se podem ganhar ou perder fortunas do dia para a noite.

Mas afinal o que se passou com a LIBOR

Ao que parece, a LIBOR deixou de ser uma “média natural” há já algum tempo… Não é que os bancos que servem de referência para o cálculo da média estavam combinados para que o resultado da média fosse a seu favor, podendo desta forma apostar com grande grau de certeza na subida ou descida da LIBOR.

Como é que a LIBOR influencia a Cotação do Ouro

Sempre que alguém se lembra de manipular os mercados existe uma perda de confiança inevitável nos mercados financeiros em geral e no sector bancário em particular. Esta perda de confiança leva os investidores a pensarem em alternativas para aplicarem o seu dinheiro, tendo particular atenção aos investimentos mais conservadores como o ouro.

E aqui entra uma das lógicas mais antigas do mercado, a lei da oferta e da procura. Se aumenta a procura pelo ouro, inevitavelmente a cotação do ouro vai aumentar. Isto acontece quer para a cotação do metal amarelo na forma de barras de investimento como também ao nível do preço do ouro usado.

Category: Geral, Manipulação do Preço do Ouro

Leave a Reply

*


5 − = three