A Inflação e a cotação do ouro

| Agosto 14, 2012 | 0 Comments

Qual a relação da inflação com o preço do ouro?

É simples… A grande maioria dos economistas definem inflação como a variação percentual do aumento dos serviços e bens de consumo.

A maioria das pessoas acha que a inflação está relacionada com o aumento do custo da produção, muitas vezes relacionada com o aumento do custo das matérias primas, outros consideram-no um imposto escondido. Há ainda quem considere a inflação um processo saudável uma vez que estimula a economia por incentivar o consumo. Ou seja, se eu pretender comprar um carro, e souber que o carro que eu pretendo aumenta de preço todos os meses, eu vou antecipar a minha compra.

Na prática a inflação não é mais do que uma medida da impressão de moeda fiduciária. Aliás, as escolas de economia na Áustria, ensinam aos seus alunos que a inflação é uma medida da quantidade de dinheiro em circulação.

E o motivo pelo qual isso acontece está relacionado com uma das mais antigas leis da economia, a lei da oferta e da procura. Ora vejamos, se há pouca quantidade de um determinado bem e ele é muito procurado, o seu preço aumenta. Se houver excesso do mesmo bem, a procura versus a oferta diminui e o seu preço diminui. A inflação não é mais do que o reflexo disto mas no que respeita ao ratio entre a oferta e procura de uma determinada moeda.

Por exemplo quando a Reserva Federal Norte Americana imprime dólares, o seu valor diminui, tal como seria previsível pela lei da oferta e da procura.

Em Setembro de 2008, quando rebentou a crise económica, havia somente 844 biliões de dólares em circulação. Em resposta à crise, o FED aumentou consideravelmente a quantidade de dólares em circulação. Em apenas 3 meses chegou aos 1.69 triliões de dólares. Em Maio, já tinha chegado a 2.56 triliões de dólares, triplicando os valores de 2008.

Eu não sei o que vocês pensam disto, mas para mim é assustador. Algum dia a inflação vai ter de refletir o que se está a passar com a quantidade de dinheiro que é artificialmente injetada na economia. De uma forma grosseira, o valor do dólar ficará, algures no futuro, 3 vezes mais barato.

Mas o que é isso de o dinheiro ficar mais barato. É estranho, não é?

Na prática, a forma como nos apercebemos que o dinheiro desvalorizou, é quando alguém nos pede mais dinheiro pelo mesmo bem ou serviço.

Como o dinheiro perde valor, quem vende bens ou serviços pede mais dinheiro pelo mesmo produto.

Mas o que é que isto tudo tem que ver com a cotação do ouro?

Há milhares de anos que o ouro é a forma mais inteligente de manter o poder de compra, sendo sem dúvida uma das melhores formas de nos protegermos contra a inflação.

O que se espera que aconteça ao preço do ouro nos próximos anos? Tendo em conta que o valor de dólares em circulação triplicou, é esperável que o preço do ouro triplique relativamente aos valores de 2008.

Contudo como se prevê que o FED continue a injetar dinheiro de forma massiva na economia americana, a cotação do ouro só pode subir nos próximos anos.

Se ainda não pensou em comprar ouro, está na altura de começar a pensar nisso.

Quando o seu vizinho do lado o aconselhar a comprar ouro, normalmente é tarde demais.

Tags: ,

Category: Geral, Investir em Ouro

Leave a Reply

*


1 × five =