Como é determinado o preço do ouro e da prata?

| Abril 17, 2012 | 0 Comments

Como é determinado o preço do ouro e da prata?


O mercado de metais preciosos está extremamente ativo na arena internacional. O ouro e a prata são negociados internacionalmente 24 horas por dia e os preços flutuam constantemente, dependendo da atividade no mercado internacional. Quando as partes interessadas no mercado compram e vendem ouro e prata, o preço desses metais sobe ou desce com base nos fatores de oferta e procura.

A oferta de ouro e prata vem do metal reciclado e da atividade mineira. Esta, por sua vez, não é um processo fácil e é muito dispendioso. As empresas mineiras de extração operam geralmente em lugares remotos do mundo e os seus custos operacionais é muito caro. Devido ao acesso limitado de extração de materiais e custo de capital para operar uma mina, a concorrência é escassa. A reciclagem, por outro lado é uma atividade em que qualquer um se pode envolver. É tão fácil como identificar quais as joias ou artigos de uso doméstico que possui que são feitos de metais preciosos, e vendê-los para obter um lucro. A reciclagem de metais preciosos é uma indústria bilionária. Qualquer um que procure vender os seus metais preciosos deve localizar um comprador respeitável que pague um preço justo para o seu ouro e, ou prata.

A procura de metais preciosos é baseada na procura para joias, para investimentos e ainda para a procura industrial. O ouro tem sido estimado por milhares de anos. Algumas pessoas vêm a compra de joias como um investimento que podem usar. Os investidores individuais e institucionais estão a comprar moedas de ouro ou pequenas barras. Alguns investidores estão a investir em ETFs ou Fundos de Investimento. No mundo industrial, os metais preciosos são utilizados em várias aplicações principalmente devido às suas propriedades únicas de serem capazes de conduzir a eletricidade, serem duráveis, e resistentes à corrosão. O ouro e a prata podem ser encontrados nos mais variados produtos eletrónicos em sua casa (ex. telemoveis, microondas, computadores, LCDs, etc.).

A cotação do ouro é fixado duas vezes por dia, começando às 10:30 e novamente às 15:00, horário de Londres. O preço do ouro é fixado por 5 membros do London Gold Market Fixing. Estes 5 membros são também membros da London Bullion Market Association. Os membros são Scotia-Mocatta, Barclays Capital, o Deutsche Bank, HSBC e Société Générale.

No final do século 17, a cidade de Londres emergiu como o centro de comércio de metais preciosos. Em 1696, o Banco da Inglaterra estabeleceu o primeiro ouro-padrão mundial, o que veio mudar o equilíbrio de moedas da prata ao ouro. Até o final de 1800, vários países acabaram por  adotar o ouro como referência para as suas moedas, o que levou Londres a perder alguma da sua autoridade. Em 1919, o London Gold Fixing foi criado.

Category: Geral

Leave a Reply

*


− 3 = one