O Consumo do Ouro Retornará

| Junho 6, 2012 | 0 Comments

A procura de ouro regressará em breve

 

A Índia é o maior consumidor mundial de ouro. As suas importações de ouro aumentaram 50% em 2011 para cerca de 1.000 toneladas, enquanto a sua produção foi de apenas 2 toneladas. Este desequilíbrio extremo entre a produção e o consumo significa que os consumidores indianos têm que comprar ouro no mercado global. A compra líquida de cerca de 1.000 toneladas de ouro no último ano colocou cerca de 60 biliões de dólares Americanos em rúpias indianas no mercado de câmbio. A saída de rúpias forçou o governo indiano a tomar medidas para restringir a compra doméstica de ouro para reequilibrar as suas reservas estrangeiras. Este fato colocou o seu governo em desacordos directos com a cultura do seu povo.

O governo indiano elevou os impostos para reduzir o consumo doméstico. Primeiro eles colocaram um imposto de 1% adicional sobre todas as vendas de jóias de ouro. Isto é, além de variar o Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) de estado para estado. Em segundo lugar, eles separaram barras de ouro de qualidade de investimento e moedas, do ouro não estandardizado, como jóias, ao mesmo tempo que duplicaram os direitos de importação em ambos. O ouro de qualidade de investimento é agora tributado a 4%, enquanto jóias, ornamentos e outras peças de ouro fora do padrão são agora tributados a 10%.

O ouro é um veículo de investimento primário aos olhos do público indiano. Isto é devido à baixa penetração no negócio e desconfiança no sector bancário, juntamente com séculos de ambição cultural. O ouro é dado como presente em casamentos, nascimentos e festas religiosas. O ouro é tido também como um meio de poupança, reserva de valor e investimento. Estima-se que o público indiano possui mais de 18.000 toneladas de ouro que valem mais de 800 biliões de dólares Americanos. O que equivale a cerca de duas vezes a quantidade de ouro em Fort Knox e cerca de 25% das explorações conjuntas de todos os fundos negociados em bolsa de ouro.

A implementação destes impostos pelo governo resultou num enorme alvoroço entre o povo. A principal resposta partiu da indústria de jóias, devido às directas implicações financeiras que essas acções impõem. Eles implementaram um ataque contra as compras de ouro na última semana. Estimativas do sector são de que a indústria de jóias está a perder tanto quanto 200.000.000 dólares por dia durante esta greve. A magnitude deste número reflecte o poder económico de uma indústria tão grande. Os embarques não estão a ser feitos nas docas. Não estão a ser transportados para fábricas. Instalações de fundição não estão a funcionar. Jóias não estão a ser fabricadas e o stock nas prateleiras está a ser vendido a prémio. Enquanto isso, horas de trabalho estão a ser perdidas em cada passo do processo.

A queda da procura no mercado global pode ser vista no declínio do mercado do ouro ao longo do último par de semanas como resultado desta tempestade. Os preços do ouro caíram mais de 8% no mês de Março. A greve está prevista durar até 22 de Março. Eu acredito que uma vez que a greve seja interrompida, vamos ver o dinheiro a movimentar-se de volta para o ouro porque a India procura substituir o valor de uma semana de sotck perdido.

A maior parte do declínio no mercado do ouro parece ter sido provocado por pequenos especuladores expulsos pelo próprio declínio do mercado. Os últimos dados mostram que o declínio de Março forçou a saída de 25% da posição especulativa. Este aspecto diz-nos como os comerciantes intensificaram a compra nessa queda de mercado. O mercado pode continuar de cabeça baixa a partir de aqui mas apenas brevemente. No entanto, o padrão típico de um mercado de gama vinculado, como este é, é para pequenos especuladores ficarem muito optimistas no caminho ascendente e muito pessimistas no caminho descendente.

lingote de ouro - preço do ouro

Este comportamento maníaco joga directamente nas mãos pacientes dos operadores comerciais que estão a comprar ouro a preços reduzidos. Sem dúvida, que é em alturas em que a cotação do ouro está em baixa que devemos comprar o metal amarelo.

O que vai suceder ao preço do ouro?

Com o aumento da procura do metal amarelo, inevitavelmente, o preço do ouro irá aumentar nos próximos meses. Este aspecto associado à turbulência dos mercados internacionais irá condicionar os valores do ouro para patamares mais elevados.

Fique a par das cotações diárias do ouro, subscrevendo a nossa newsletter.

Category: Consumo, Geral

Leave a Reply

*


× 1 = eight