A Flutuação dos Preços do Ouro

| Junho 6, 2012 | 0 Comments

Compreenda a Variação nos Preços do Ouro

Assim como o preço de qualquer outra mercadoria oscila constantemente também o do ouro tem as suas variações. Para aqueles que pretendem investir em ouro, a sua principal preocupação será sobre o que desencadeia a constante alteração do preço do ouro. O preço do ouro é determinado pelo Gold Fix, também conhecido como London Gold Fixing. Via teleconferência, entre os cinco membros internacionais deste conselho, o preço do ouro é definido todos os dias por volta das 10:30 GMT e mais uma vez ás 15:00 GMT. Estes determinam o preço internacional do ouro.

Uma das principais razões para a mudança de preços é o fornecimento e o factor de procura. Ultimamente tem havido uma procura bastante alta para o metal precioso a partir de países como a China e Índia, e também a Rússia. Existe uma preferência para o ouro sobre o dólar americano. No ano passado, o banco central do México investiu em 100 toneladas de lingotes de ouro assim como a China no primeiro trimestre deste ano, já investiu em 200 toneladas de importações de ouro contra as 260 toneladas que importaram no ano de 2010.

Porque varia o preço do ouro?

O preço do ouro é obrigado a mudar quando há uma discrepância entre a procura e a oferta. Com as várias greves que ocorrem nas minas de ouro, a oferta foi diminuindo. O que pode equilibrar esta situação é se o ouro que está actualmente com os investidores é lançado de volta no mercado, então os preços são obrigados a estabilizar. Um excedente será criado sem o risco de um excesso de oferta a qualquer momento em breve.
O preço do ouro pode subir quando há preocupação com a instabilidade política. Quando um país está em guerra ou sofreu um desastre natural, a maioria das pessoas tendem a animar com o ouro porque eles acreditam que o valor da sua moeda irá cair. Alguns dos acontecimentos recentes, que assustaram a comunidade internacional de compra de ouro foram a crise da Zona Euro, bem como os investidores árabes em acções de mercado que fizeram a mudança para mercadoria como o ouro ao invés de investir nas acções. Graças a este facto 2011 viu uma subida no preço do ouro por mais de 8% de aumento.
Ao mesmo tempo, o valor do dólar parece ir no sentido oposto, o que tem marcado a procura de ouro. Cada vez que há uma recessão, o valor do dólar desce.
Se pretende investir em ouro, então deve estudar bem o mercado, antes de fazer qualquer movimento.

Não se esqueça de subscrever a nossa newsletter e receba novidades todas as semanas sobre as cotações do ouro bem como todos os desenvolvimentos deste mercado dos metais preciosos.

Category: Geral

Leave a Reply

*


1 + seven =