Boas Notícias para a Cotação do Ouro

| Abril 25, 2012 | 0 Comments

Nas últimas semanas, a cotação do ouro tem tido diversas correções. Há quem diga que estamos no final de um bull market. Mas também há enormes defensores de que estamos numa das melhores alturas para investir em ouro, dado que estaremos numa fase de consolidação, ao que se seguirá um forte aumento do preço do ouro.

Será que é altura de investir em ouro?

Bem, olhando para os gráficos, faz-nos pensar que é bem provavel que sim. Aliás existe uma regra de ouro nos investimentos que nos diz que a altura para comprar é quando há medo no mercado, estando o preço normalmente corrigido nessas alturas. Infelizmente, a maioria dos investidores faz precisamente o contrário: investem quando todos estão a entrar no mercado ao mesmo tempo, a maioria, sem saberem porquê. dizem as boas regras que é aí que devemos vender os nossos activos.

Ninguém pode dizer com toda a certeza se isto é o limite inferior da cotação do ouro. Devemos desconfiar de todas as pessoas que não têm dúvidas no que respeita a investimentos. O mais importante é perceber quais os fundamentos de cada investimento.

No entanto, há fortes possibilidades de estarmos num ponto de viragem e não acho que seja má altura para acumular mais ouro no nosso portefólio.

Porquê investir em ouro agora?

Bem para isto é importante ter uma visão mais alargada. O bull market do ouro começou em 2001 e em média tem subido 20% ao ano, quando medido em dólares.

No decorrer dos últimos anos já tivemos várias subidas substanciais seguidas das consequentes correcções de mercado. Isso aconteceu em 2006, quando subiu de 550 USD pra 720 USD, um aumento de 35% em poucos meses. Voltou a acontecer em Desembro de 2007  quando passou de 780 USD para 1033 USD, o que correspondeu a outro aumento de 35%.

Depois de cada uma destas subidas, a cotação do ouro corrigiu substancialmente durante periodos que chegaram a ser superiores a 12 meses. Em alguns casos chegou mesmo aos 18 meses.

Em 2011, a cotação do ouro começou nos 1420 USD e desceu aos 1309 USD em finais de Janeiro. Depois começou um movimento de ascensão com quase 50% de valorização, movimento esse que terminou em Setembro com o ouro a cotar em 1920 USD. Só nos meses de Julho a Setembro valorizou 30%.

Olhando para o gráfico, acredito que depois desta fase de consolidação os cenários anteriores vão-se reptir, eventualmente com maior intensidade.

Ninguém sabe ao certo em que fase estamos, mas os fundamentos que trouxeram o preço do ouro até estes valores mantém-se inalterados. Nós irmemos continuar a investir neste tipo de activos financeiros. Com tanta turbulência nos mercados, não vejo melhor porto seguro. Há dois anos que se começou por falar na crise da Irlanda, depois foi a Grécia, mais tarde Portugal também já precisou de ajuda e ao que parece os indicadores não estão famosos. Depois foi a Itália. Agora é Espanha e até a Holanda que já levantam muitas dúvidas. Não consigo imaginar um cenário onde se preveja que isto estabilize nos próximos tempos.

A minha aposta é para o aumento da cotação do ouro por grama, mas veremos.

 

 

Tags: ,

Category: Análises, Geral, Investir em Ouro

Leave a Reply

*


5 − two =