Preço do Ouro – Análise Semana 6 de Abril

| Abril 7, 2012 | 0 Comments

O que se passa com o preço do ouro?

Nesta entrevista, um famoso investidor em metais preciosos (com mais de 40 anos de experiência nestes mercados)- David Morgan – o preço do ouro teve uma quebra significativa de 75 dólares. Os mercados movem-se pela oferta e pela procura, e quando há muita oferta nem que seja no mercado dos derivados financeiros – paper market. Há cerca de um ano atrás, o preço da prata disparou desde o valor de 35 dólares para muito perto dos 50 dólares. Muitos investidores, movem-se de forma atrasada apenas quando há movimentos rápidos e mediáticos, e obviamente essa não é a melhor altura para se entrar num investimento. Uma das principais regras de ouro, para qualquer tipo de investimento, diz-nos que em qualquer bull market devemos esperar pelas naturais correcções de preço no percurso ascendente.

 

Ainda segundo David Morgan, se quer comprar prata ou ouro, decida que quantidade do seu portefólio quer alocar nos metais preciosos. Depois, compre algum, ouro ou prata – e considere esse preço de compra como referência. É importante não gastar todos os seus créditos numa primeira compra, pois é provável que haja novas oportunidades de compra a preço de saldo, fruto das correcções inevitáveis que já foram referidas anteriormente. Outra regra de ouro prende-se com a utilização de alavancagem financeira. Nunca, mas nunca recorra ao crédito para fazer um investimento deste tipo. Não se esqueça que o investimento em ouro ou prata não gera dividendos, ou seja não vai ter renda associada a este investimento.

No pico que ocorreu no ano passado quer no preço do ouro, quer no preço da prata, muitos investidores apressaram-se a comprar metais e muitos deles acabaram por fazê-lo muito perto do pico da cotação. Os que o fizeram recorrendo ao crédito, saíram muito lesados deste processo, uma vez que nesta altura estarão a pagar juros à banca sobre um investimento que desvalorizou fruto de uma natural correcção de mercado.

As correcções do preço do ouro são um fenómeno natural…

Conclusão, estas correcções do preço nos metais preciosos são esperadas e vão ocorrer mais vezes. A nossa sugestão é que utilize apenas dinheiro seu, e vá comprando, ouro ou prata, um pouco todos os meses. Desta forma vai conseguir um valor médio de compra ajustado às oscilações de mercado e será certamente muito melhor que fazer uma compra única. Nunca se esqueça que apenas os amadores procuram comprar no fundo do mercado e vender no topo. Saiba que nenhum profissional o consegue fazer e quando se aproximam reconhecem sempre como sendo sorte.

Para terminar, David Morgan acredita que é provável que esta correcção se possa manter até Setembro deste ano, nunca esquecendo que a futurologia em mercados financeiros vale muito pouco.

O que podemos dizer é que, em termos de dados fundamentais, ou seja, o que sustenta a subida da cotação do ouro e da prata, nada se alterou e os principais motivos que levaram ao inicio deste bull market mantem-se intactos.

 

Category: Análises

Leave a Reply

*


5 − = three